Hospital Dia
O Hospital Dia VALE VIVER é um serviço de internação parcial para dependência de substâncias e saúde mental, com um planejamento terapêutico individualizado. É um programa de atenção que tanto apoia e potencializa tratamentos psiquiátricos e psicológicos, como oferece outros serviços que promovem o bem-estar dos pacientes e familiares.
A principal função é aliar a existência de um ambiente propício ao cuidado da saúde física e mental. O serviço promove atividades capazes de melhorar o desempenho individual/social do paciente, avaliação do diagnóstico psiquiátrico/psicossocial do mesmo, tratamento de comorbidades psiquiátricas (como: depressão maior, transtorno bipolar, esquizofrenia, etc).
Os principais objetivos são: desenvolver um projeto terapêutico individualizado; promover autonomia/responsabilidade, possibilitando ao paciente cultivar e manter suas redes de suporte social/familiar durante e após o tratamento.
O Hospital Dia é um ambiente interdisciplinar, que se preocupa com o tratamento clínico e com a reabilitação psicossocial do paciente. Na chegada ao serviço, o paciente é acolhido e implicado na escolha do melhor plano terapêutico de acordo com as demandas individuais.
O trabalho do Hospital Dia VALE VIVER possui 05 eixos específicos:
Promove a reflexão sobre os diversos temas que os pacientes vivenciam, como: dependência de substâncias, saúde mental, dentre outros. Inclui: Palestras Psicoeducativas, Dinâmicas, Grupos Psicoterapêuticos, Arteterapia e Sessão de Cinema com Discussão.
Promove o cuidado e a consciência corporal através de atividades esportivas, jogos e relaxamento. Inclui: Hidroginástica, Atividade Funcional/Local, Pólo Aquático, Natação, Academia, Treino Muscular, Vôlei, Futebol, Atividades Lúdicas, Dança e outros.
Promove a socialização do paciente através de oficinas, desenvolvendo a habilidade e destreza psicomotora, além de estimular a criatividade e a reconstrução de suas rotinas. Inclui: Oficina de Artes, Musicoterapia, Teatro e Horta/Jardinagem.
Cuida da individualidade de cada paciente, sendo encaminhado para a modalidade Ambulatório, quando necessário.
Cuida do relacionamento entre paciente e família através de grupos desenvolvidos 01 vez por semana. O objetivo é proporcionar o acolhimento familiar, estimular a qualidade de vida, a integração dos membros da família, bem como o entendimento e convivência destes com a condição psíquica do paciente. Caso necessário, o familiar poderá ser encaminhado também para a modalidade Ambulatório para tratar da sua saúde mental e individualidade.
Tecnicamente, trata-se de um serviço de transição, que pode funcionar como uma opção Intensiva (02 dias na semana) ou Semi-Intensiva (01 dia na semana). A frequência do atendimento varia conforme o caso e o momento de cada paciente. Este permanece no Programa apenas durante o dia, retornando às atividades cotidianas no final da tarde. Na opção Intensiva, o paciente poderá pernoitar de um dia para o outro.